Para usar o nome Iyengar Yoga um professor deve passar pelo Exame de Certificação de uma associação de professores de Iyengar Yoga. No Brasil a organização responsável por certificar os professores é a Associação Brasileira de Iyengar Yoga (ABIY).

Níveis de certificação em Iyengar Yoga:

A certificação em Iyengar Yoga é definida é 5 graus:

  • Introdutório II
  • Intermediário Junior (Níveis I, II e III)
  • Intermediário Sênior (Níveis I, II e III)
  • Avançado Junior (Níveis I, II e III)
  • Avançado Sênior (Níveis I, II)

Cada um desses níveis tem um programa específico de asanas e pranayamas. Para progredir, um professor deve encontrar o padrão de prática e ensino adequados para o nível. É importante notar que os professores podem formar professores, avaliar, ensinar corretivas e aulas de gravidez somente quando os níveis específicos de certificação sejam atingidos. Níveis acima de Nível Intermediário Júnior III são avaliados por professores designados e acima deste nível são considerados os professores seniores.

Pré-requisitos para a certificação

Aqui vamos tratar apenas dos pré-requisitos para a prova no nível Introdutório II. Para informações a respeito dos outros níveis acessar o site da ABIY.

Para prestar o exame o candidato deve:

  1. apresentar uma carta de recomendação de um professor nível Intermediário Júnior II há pelo menos dois anos ou com certificação de maior grau
  2. comprovar ter no mínimo 5 anos de prática sob orientação de um professor certificado

Cursos de formação em Iyengar Yoga

A ABIY segue a determinação de BKS Iyengar nas orientações sobre Cursos de Formação. O aspirante a ingressar no mesmo deverá comprovar o tempo mínimo de 2 (dois) anos de prática regular com professor certificado. Tal comprovação se dará por meio de carta assinada e datada, segundo modelo fornecido pelo pela Comité Técnico de Formação de Professores (CTFP) da ABIY.

Conheça o curso de formação de professores do SIYSP